No caso da COVID-19, quem tomou a vacina saiu do posto de vacinação com a sua carteira preenchida ou com um cartão que comprova a aplicação da dose da vacina. Mas, e se perder este comprovante?
Veja como conseguir o comprovante digital de vacinação contra a COVID-19.
Comprovante da vacina COVID-19: como conseguir?
Todos os brasileiros podem acessar a carteira de vacinação digital contra a COVID-19 por meio do aplicativo ou site ConecteSUS. Além disso, algumas cidades disponibilizam a consulta e download do comprovante digital de vacinação em seus próprios sites ou aplicativos.
Conecte SUS
As informações sobre sua vacinação contra a COVID-19 podem ser consultadas direto no site ou aplicativo (disponível para Android e IOS). Ao acessar o app ou site, basta seguir o seguinte passo a passo:
Insira seu usurário e senha (o acesso é feito por meio da sua conta Gov.br);
Clique em “Entrar”;
Leia os Termos de uso e clique em “Aceito os termos”;
Clique em “Histórico”;
Clique em “Vacinas”.
Ao acessar a carteira de identificação, verá que os fabricantes das vacinas contra a COVID-19 estão separados por cores para facilitar a identificação:
FIOCRUZ (Verde)
BUTANTAN (Azul)
PFIZER (Lilás)
JANSSEN (Laranja)
ASTRAZENECA (Rosa)
É importante que você tenha uma conta Gov.br e lembre-se do login e senha. Com ela, é possível acessar digitalmente vários serviços do Governo Federal, como: INSS; Carteira de Trabalho Digital; Seguro Desemprego e o ConecteSUS Cidadão.
As informações estarão disponíveis na plataforma ou clicando em “Carteira de Vacinação Digital. Você também pode gerar a versão PDF do comprovante, clicando em “PDF” no canto superior direito. Está especifidado no comprovante:
Selecione uma das opções para validar a criação da sua conta:
Validação Facial no App Meu gov.br
Bancos Credenciados
Internet Banking
Número do CPF
Certificado digital
Certificado digital em nuvem
Após escolher, siga as instruções no site ou aplicativo. Vale ressaltar que somente bancos específicos disponibilizam o cadastro por meio do internet banking no “Acesso Gov.br”.
Capitais brasileiras que criaram os seus próprios sistemas:
Comprovante da Vacina em Fortaleza
Para os moradores da capital cearense, as informações sobre a sua vacinação estão disponíveis no site Vacine Já:
Clique na aba “Consultar cadastro”;
Insira seu CPF, data de nascimento e as letras que aparecem na imagem de verificação;
Clique em “Consultar”.
Também é possível buscar as informações no aplicativo Mais Saúde Fortaleza (disponível para Android e IOS), na aba “Vacinas”;
Comprovante da vacina Recife
Da mesma forma, para a capital Recife, basta acessar o site ConectaRecife ou fazer download do aplicativo desenvolvido pela Prefeitura da cidade (Android e IOS).
Comprovante da Vacina São Paulo
O aplicativo Poupatempo Digital está disponível para download tanto para Android como para IOS. Após fazer o download e abrir o aplicativo:
Faça login informando seu CPF e sua senha (usando sua conta LoginSP);
Caso não tenha cadastro no “LoginSP”, clique em “Cadastre-se aqui”
Após entrar com sua conta e senha, clique em “Serviços” – no menu inferior;
Desça toda a página e clique em “Vacinação COVID-19”;
Clique em “Carteira de Vacinação”;
Você conseguirá ter as seguintes informações (de todas as doses tomadas):
Seu nome completo;
Nome da Unidade de saúde;
Número CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde);
Data de aplicação;
Lote da vacina;
Fabricante da vacina;
Nome do vacinador;
Registro Profissional;
Código QR code.
Também é possível gerar a versão PDF do comprovante, basta clicar em “Versão para imprimir (PDF)”. Nesse arquivo, além das informações mencionadas, também estará o número do seu CPF, seu sexo e a sua data de nascimento.
E o tal Passaporte da vacina?
Segundo a Prefeitura da cidade de São Paulo, a entrada em feiras, congressos e partidas de futebol, na capital paulista, somente será permitida se for apresentado o “passaporte da vacina”.
Basicamente, este será um QR code, emitido por um aplicativo, que comprovará que você está devidamente imunizado contra a COVID-19. Segundo a Prefeitura, até a próxima sexta-feira (27 de agosto) o aplicativo será disponibilizado para download.